Como fazer um hidrograma unitário curvilíneo?

Resumo Histórico

O método SCS que especifica um hidrograma unitário foi criado em 1986 por Victor Mockus e determina vazão por unidade (mm ou cm) diferentemente do hidrograma de projeto.

O método SCS foi ganhando espaço na engenharia por ser completo — considerando parâmetro de infiltração, umidade antecedente e ocupação de solo — e principalmente simples de aplicar nos mais diversos locais.

O que é o hidrograma unitário curvilíneo SCS?

O objetivo geral desse método SCS é estimar, por meio de equações, a resposta da bacia — vazão — para cada milímetro de chuva. O hidrograma unitário curvilíneo obtido através desse método é um gráfico que possui as mesmas características do hidrograma triangular, sendo o único diferencial o formato.

Por que determinar o hidrograma unitário curvilíneo?

O formato curvilíneo, na prática, é bastante comum porque seu formato se aproxima melhor do comportamento real da vazão em relação ao triangular.

Apesar de a vazão de pico ser a mesma para às duas geometrias, a conversão do formato triangular para o curvilíneo é mais usual principalmente em estudos de amortecimento de cheia. A conversão é realizada por meio de discretização no tempo a partir do hidrograma unitário triangular SCS.

As informações utilizadas para a confecção deste artigo foram retiradas dos livros Hidrologia Para Engenharia e Ciências Ambientais – Collischonn e Hidrologia – Ciência e Aplicação – Tucci.

Para um maior aprofundamento do tema faça parte da plataforma de capacitação Sobre as Águas, onde temos aulas em vídeos este e temas similares, com acesso a mais de 70 planilhas de cálculos, prontas para estudo, clique aqui e faça a sua inscrição.

Exemplo prático

Utilizaremos o método para uma bacia hidrográfica hipotética.

Figura 1. Perfil esquemático de uma bacia Hidrográfica para o exercício.

Os dados de entrada estão listados na tabela abaixo:

Tabela 1. Dados de entrada do exemplo.

Na sequência, precisamos calcular os seguintes parâmetros para construir o hidrograma unitário: tempo de concentração, duração da precipitação excedente, tempo de resposta da bacia, tempo de pico, tempo de base e vazão de pico.

Tempo de concentração (tc)

Convertendo para horas, temos que: 1802,90 minutos equivale a aproximadamente 30 horas.

Duração da precipitação excedente (tr)

Tempo de resposta da bacia (tl)

Tempo de ocorrência de pico (tp)

Tempo de base (tb)

Vazão de pico (Qup)

Com essas variáveis definidas, fica mais fácil criar o gráfico.

Hidrograma Unitário Triangular

Considere o seguinte hidrograma unitário triangular obtido pelo método SCS:

Figura 1. Hidrograma unitário triangular SCS.

A vazão de pico (Qp) é igual a 7,07 m³/s.mm atingida no tempo de pico (tp) igual a 20,58 horas e o tempo de base (tb) igual a 54,96 horas. Conforme informa a tabela abaixo:

Tabela 2. Hidrograma Unitário SCS.

Agora, para obter o hidrograma curvilíneo é preciso definir um intervalo de tempo para calcular as vazões parciais nos trechos ascendentes e descendentes do hidrograma.

Discretização no tempo (t)

O intervalo de tempo é escolhido de maneira arbitrária, ou seja, a escolha fica a critério de quem está aplicando o método. Contudo, há algumas condições que ajudam a guiar essa decisão e elas variam para os trechos ascendente e descendente. Por enquanto, para este exemplo definiremos esse parâmetro para t = 1 hora.

Caso esse valor inicial não satisfaça as condições abaixo, deve alterá-lo e reiniciar as próximas etapas com o novo valor.

Com isso, calcularemos a vazão para cada 1 hora no trecho ascendente até a condição 𝒕<𝒕𝒑 seja verdadeira, ou seja, essa fórmula é aplicada para valores de t abaixo de 20,58 horas.

Após atingir o valor do tempo de ocorrência de pico 𝑡𝑝, calcularemos a vazão para cada 1 hora no trecho descendente até que a condição 𝒕𝒑<𝒕<𝒕𝒃 seja verdadeira. Ou seja, a equação abaixo é válida somente para valores de t acima do tempo de pico (tp = 20,58 horas) e abaixo do tempo de base (tb = 54,96 horas).

Com esses valores, é construído o hidrograma triangular discretizado, agora precisamos fazer a conversão no formato curvilíneo.

Figura 2. Hidrograma Triangular Unitário discretizado no tempo.

Conversão para formato curvilíneo

A conversão é feita através da aplicação das seguintes equações para cada passo de tempo, independente de qual trecho pertençam (ascendente ou descendente):

Sendo:

m = 3,7

q = Vazão discretizada no tempo t (m³/s)
qp = Vazão de pico (m³/s)
t = Passo de tempo (horas)
tp = Tempo de pico (horas)

Com isso, podemos montar o hidrograma curvilíneo:

Figura 3. Hidrograma Unitário Curvilíneo obtido pelo método SCS.

Quer aprender mais sobre hidrologia, drenagem, modelagens, e softwares como HecHMS e HecRAS? Faça seu pré-cadastro para participar da plataforma Sobre as Águas:

Referência Bibliográfica

CANHOLI. A. P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. 2ed. São Paulo: Oficina de textos, 2005.

COLLISCHONN, Walter; DORNELLES, Fernando. Hidrologia para Engenharia e Ciências Ambientais. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), 2013. 336 p. ISBN 978-85-8868-634-2.

NEWSLETTER

Receba gratuitamente conteúdos e planilhas de hidráulica e hidrologia por e-mail

Veja mais

Preencha o formulário abaixo

Preencha o formulário abaixo